Pular para o conteúdo principal

Canetas & Bicos-de-pena

Uma opção para arte-final são as canetas e bicos-de-pena, que quando usados corretamente são excepcionais. Assim como acontece com os pinceis, você precisa escolher a ferramenta mais adequada para o trabalho a ser feito.

Marcadores -
As canetas com ponta de feltro oferecem um seguro fluxo de tinta, geralmente não são caras e são descartáveis. O problema é que a tinta delas tende a desbotar com o tempo.

As pontas grossas.São indicadas para áreas grandes de preto...





...enquanto as finas.São mais indicadas para traços preciso e delicados.





Canetas técnicas
Diferente dos marcadores, as canetas técnicas conservam a arte em nanquim por anos. Essas canetas usam a própria tinta nanquim, são recarregáveis e produzem traços consistentes com espessura precisa ( linha uniforme). Além disso, a carga de nanquim delas é bem grande , o que permite seu uso por muito mais tempo.
Em termos de canetas técnicas, eu uso as Koh-I-Noor normais "diz o desenhista John Cassaday

Elas vêm nas mais variadas espessuras , por isso, o mais indicado é comprar um conjunto.



Essas são as Staedtler's Nankim respectivamente de cima para baixo 0.1, 0.3, 0,7 e 0,5


E suas respectivas espessuras

Bicos-de Pena
Canetas técnicas tem certos incovenientes: alguns artistas as consideram temperamentais e chatas de se limpar, além de produzirem linhas precisas demais e dificultarem com espessura precisas e dificultarem a variação de peso do traço. Se você quer uma linha de espessura variada ( como a maioria dos artistas de quadrinhos), é melhor usar o bico-de-pena. Existe uma grande variedade de tamanhos e modelos para ajudá-lo a obter o efeito desejado. Só tenha em mente que o reservatório de tinta é limitado à própria pena e, por isso, acaba muito rápido. A pena tem que ser molhada diversas vezes e só deve ser usada para linhas relativamente curtas ( ou movimentos curtos e rápidos, como hachuras).




Nanquim
Os profissionais costumam usar nanquim preto e a marca depende da preferência pessoal.
Você vai descobrir que certos tipos de arte funcionam melhor com determinados tipos de materiais. "Experimente várias marcas para saber qual é mais adequada ao seu trabalho" diz o arte-finalista Tom Nguyen. "Nem sempre dois vidros do mesmo nanquim são iguais". Felizmente, há uma boa variedade de marcas para você escolher.

Algumas dicas :Pinceis funcionam melhor com nanquim mais consistente , como é o caso do Kooh-I-Noor.Você pode misturá-lo com um mais ralo, até achar a textura ideal. Se for usar bico- de-pena , o mais indicado é o nanquim ralo, que flua com mais facilidade no papel. Canetas técnicas podem ser mais difíceis de limpar, portanto é melhor usar o tipo de tinta feito especialmente para elas.
É claro que você vai cometer erros nos processos de arte-final, por isso, em seu arsenal não pode faltar Guache branco. Ele ajuda a tornar o preto acinzentado (além de ser usado para efeitos especiais) e é bem mais efetivo e confiáveis que os conhecidos "corretivos".





Bom por hoje é isso^^
Espero que tenha ajudado
Beijos uma ótima semana
Di



Fonte-Livro:
Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais
Introdução Joe Quesada
Editora Panini Comics
Vol. I

Comentários

  1. Nossa! Que f#! :D

    Incrível! ^^ Uia quantos tipos. Parabéns pela pesquisa

    ResponderExcluir
  2. Nó, eu uso a Staedtler's 1.0 (é a única que tem aqui na cidade). E, a não ser que tenham me enganado e eu não descoberto isso até hoje, ela não é recarregável não. :/

    ResponderExcluir
  3. Bom Eu li isso no livro e achei interessante postar =)

    ResponderExcluir
  4. Fiz um curso de caligrafia artística há algum tempo, e a professora disse que era necessário queimar a ponta de bico antes de usa-lá. Vc sabe pq?

    ResponderExcluir
  5. Quando era garoto eu também aprendi no curso de desenho que se deve queimar o bico de pena bem de leve antes do primeiro uso. Gostaria de saber porque também!?

    ResponderExcluir
  6. Diana, segundo os especialistas, o objetivo de se queimar a pena, especialmente na primeira vez em que se vai utilizá-la, é para retirar o verniz ou óleo aplicados quando no momento da sua fabricação. Isso faz com que a pena deslize melhor no papel, sem causar aquela sensação de que está arranhando o papel. No entanto, isso depende do usuário, já que existem pessoas que não gostam dessa técnica, porque acreditarem que a mesma pode diminuir o tempo de vida útil do bico de pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

"Você tem o dom pra desenho!"

Estreio minhas postagens (a da apresentação não conta, né?) com um tema bem polêmico: o dom. - Você tem o dom pra desenho!  Que atire a primeira pedra o desenhista que nunca ouviu essa frase vinda de alguém que admira seu portfólio. Não é incomum uma pessoa leiga em desenho achar que aquele que não faz a tradicional "casinha" ou o "boneco de palito" são abençoados com o dom divino do desenho, mas não é bem assim. Devemos, antes de tudo, definir a palavra "dom". Dom: 1. Donativo; dádiva; benefício; 2. Prenda, talento, dote natural. Então o dom seria algo que nasce com a pessoa, seria um dote natural . E agora eu faço uma pergunta: quem aqui já nasceu sabendo desenhar? Talvez vendo pelo lado das artes plásticas seja um pouco mais difícil entender, creio que na música isso seja mais palpável. Fora raras exceções, ninguém nasce sabendo tocar piano. A ordem natural das coisas é: você se inscrever em uma aula de piano, fazer as aulas e evoluir...

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.