Pular para o conteúdo principal

Um Designer Gráfico precisa saber desenhar?


Oi Pessoal, sei que essa questão mexe com a cabeça de todos, mas lendo uma reportagem sobre o assunto encontrei isso :


"Tratando apenas do aspecto artístico, posso lhe dizer que alguns conhecimentos básicos sobre desenho são fundamentais. Ainda que você não venha a fazer um curso de desenho e comece um curso de designer gráfico, acabará aprendendo manipular os softwares baseando-se em técnicas e princípios do desenho. Não é a toa que os próprios softwares de ilustração digital se baseiam nos princípios do desenho e oferecem opções que simulam algumas ferramentas de trabalho de um desenhista; assim, ele facilita a vida de um designer, mas não faz nada sozinho.

Para cada competência, há uma exigência. Se você começar a trabalhar com animações para o meio digital, será fundamental saber ilustrar; porque necessita de dominar técnicas e conhecimentos sobre os princípios do desenho. Se trabalhar apenas com a criação de logotipos e marcas, algumas noções de desenho já lhe ajudarão bastante; caso tenha uma grande habilidade com o desenho, maiores serão as chances de você criar uma boa logomarca.

É claro que se você desenha bem, maior será a sua desenvoltura ao utilizar um software de ilustração digital; pois ao deparar com as ferramentas do software você sacará como utilizá-la pelo que você entende de desenho. Por exemplo:

Quem tem o conhecimento de perspectiva no desenho tem muito mais chance de trabalhar com a ferramenta de perspectiva do software; logo ele terá mais chances de empregar corretamente o ponto de fuga, a linha de horizonte, a disposição de objetos, etc.

No desenho se combina cores, realiza sombreamentos, se desenha em perspectiva, centraliza o mesmo na folha, etc. Tratando do aspecto artístico o designer se qualificará à medida que conseguir aplicar estes conhecimentos do desenho através do software; ou seja, o domínio sobre a ferramenta aliada com a habilidade de desenho.

Mas isso não é tudo. O domínio do desenho apenas se soma com outras habilidades necessárias a um designer gráfico; aqui estamos falando apenas de uma habilidade artística, o desenho. Independentemente do segmento que você siga, quanto maior o seu Know-how, maiores chances de se tornar um bom profissional. Há pessoas que desenham extremamente bem, mas tem uma dificuldade enorme ao utilizar o computador, o que atrapalha o processo. Outros que apresentam uma criatividade acima da média e mesmo tendo pouca noção de desenho conseguem melhores resultados em comparação com outros que desenham bem.

Aliada a estas habilidades existem muitos outros estudos em paralelo que devem ser realizados, como a psicodinâmica das cores, fotografia, diagramação, semiótica, etc.

Para se tornar um designer gráfico é necessário um conjunto de conhecimentos e habilidades; por isso noções de desenho se somam com estas. O nível de domínio necessário com o desenho está intimamente relacionado com a competência que este profissional irá exercer. De qualquer modo, noções de desenho são fundamentais."


Boa Semana a todoos e Boa Leitura *-*

Di



Comentários

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

"Você tem o dom pra desenho!"

Estreio minhas postagens (a da apresentação não conta, né?) com um tema bem polêmico: o dom. - Você tem o dom pra desenho!  Que atire a primeira pedra o desenhista que nunca ouviu essa frase vinda de alguém que admira seu portfólio. Não é incomum uma pessoa leiga em desenho achar que aquele que não faz a tradicional "casinha" ou o "boneco de palito" são abençoados com o dom divino do desenho, mas não é bem assim. Devemos, antes de tudo, definir a palavra "dom". Dom: 1. Donativo; dádiva; benefício; 2. Prenda, talento, dote natural. Então o dom seria algo que nasce com a pessoa, seria um dote natural . E agora eu faço uma pergunta: quem aqui já nasceu sabendo desenhar? Talvez vendo pelo lado das artes plásticas seja um pouco mais difícil entender, creio que na música isso seja mais palpável. Fora raras exceções, ninguém nasce sabendo tocar piano. A ordem natural das coisas é: você se inscrever em uma aula de piano, fazer as aulas e evoluir...

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.