Pular para o conteúdo principal

Tipos de Papéis *-*


Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e para o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ?


Tamanho
A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são:


A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm.
A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm.
A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm.
A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm.
A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm.


Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.


Marcas e Tipos de Papel
Os tipos de papeis são essenciais para o resultado do desenho assim como a marca que o fabrica. Existem tipos de papeis que são fabricados por diversas empresas, mas existem alguns que só uma empresa o fabrica. Por exemplo: Só a marca Schoeller comercializa os tipos de papéis Hammer 1G/1R, Hammer 3G/3R etc. As principais características que definem o um papel são o tipo de fibra, a textura, a gramatura, o pH e a goma ou colagem.

Tipo de Fibra
O papel pode ser fabricado com polpa de fibras de algodão, as quais são nobres e altamente duráveis por serem fibras longas, provenientes do fruto de árvores ou com fibras de madeira, que são fibras curtas provenientes do caule da árvore e que podem ser tratadas quimicamente para aumentar sua durabilidade.


Textura
A textura define a característica física do papel e é perceptível ao toque. Existem diversas texturas no papel que dão maior impacto ao trabalho dependendo da técnica.

Goma ou Colagem
O tratamento de colagem do papel consiste em adicionar ao papel algum tipo de resina ou cera repelente a líquidos. Um papel sem colagem, por exemplo é um papel absorvente (papel toalha).
A colagem pode ser na massa, ou em superfície. Um papel colado na massa evita que a água seja absorvida rapidamente, característica fundamental para a vivacidade das obras de arte, pois um papel artístico colado na massa absorve lentamente, levando o tempo suficiente para que o pigmento que foi dissolvido em base aquosa seque na superfície do papel, mantendo a mesma cor do desenho do começo ao fim do trabalho.


A Gramatura
Não menos importante é a gramatura do papel. Gramatura ou gramagem é a medida da grossura e densidade do papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Quanto maior for a gramatura, mais “grosso” será o papel. A gramatura varia de 75, 90, 120, 180, 210, 240, 320, (g/m²) etc.


pH
O pH varia de 0 a 14, sendo pH=7: neutro. A maioria dos papéis são ácidos, o que acelera seu amarelecimento e decomposição. À medida que o ácido do ambiente interfere no papel, o pH do mesmo começa a cair para menos de 7, tornando-se ácido e acelerando seu amarelecimento.
Para papéis artísticos, o pH neutro é fundamental para prolongar a durabilidade da obra de arte.


Co-relação Papéis X Técnica
Os mais comuns são:


Sulfite (75 g/m²) - São indicados para lápis comum HB ou 2B, rascunhos.

Sulfite (90 e 120 g/m²) - Iguais ao anterior, mas suportam lápis de grafite mais macios como 4B e 6B.

Opaline ou Westerprint (90 a 120 g/m²) - Ótimo para lápis (grafite de todas as espessuras), canetas de base líquida e tintas de secagem rápida.

Canson (diversas cores e gramaturas) – Para pintura em geral. Suporta bem tintas com base de água, com secagem rápida a média. São indicados para aguadas, Ecoline, Aquarela, Acrílico, etc. Bom também para lápis de cor, pastel seco e crayon.

Papel manteiga – Indicado para arquitetura entre outros. É um papel semi-translúcido de superfície áspera que pode ser utilizado para copiar um desenho ou esboço e transpassá-lo a um papel melhor. Não utilize caneta nanquim neste papel, pois por ser áspero, gasta a ponta da caneta.

Papel vegetal - Também utilizado em arquitetura e cartografia. É um papel, também semi-translúcido, que serve para se fazer arte-final sobre o rascunho, com a caneta nanquim, por exemplo. É possível fazer o desenho em um papel qualquer e terminá-lo no papel vegetal, o que elimina a mesa de luz.

Schoeller – Esta marca de papel alemã faz suas próprias especificações para as diferenças de cada tipo de papel que está a comercializar. A ser:
Hammer 1G / 1R (150g/m2)*
Hammer 3G / 3R (200g/m2)*
Hammer 4G / 4R (250g/m2)*
Hammer 6G / 6R (300g/m2)*
Hammer 4G Dick / 4R Dick (1.300g/m2)*
* G = papel liso e R = Áspero

Os papéis Schoeller são muito caros aqui no Brasil, mas são sem dúvida nenhuma os melhores existentes. Pessoalmente, aconselho a todos os desenhistas a utilizar o papel Schoeller em todos os trabalhos. São ideais para quase todas as técnica e materiais, incluindo aerografia e tinta acrílica.

E você, querido leitor, que está do outro lado da telinha*-*, qual papel mais gosta de utilizar? Por quê?
Beijinhoss

Di

Comentários

  1. Meu Deeeeeeeus... Quantas variações. Que f###!!! *-* Eu costumo usar Sulfite A4 só. ._.'

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho usado um canson A2 gramatura 250, suporta legal as canetas que uso e não tem uma textura tão marcante, que atrapalha na hora da precisão, mas gosto muito do fabriano 350, apesar de ser muito caro.

    Depois de entrar na faculdade e parar de usar ofício minha vida só melhorou.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post por sinal, esqueci de comentar haha
    Ajuda bastante quem quer começar a desenhar, como diria um professor meu, quer trabalho bom ? compra material bom.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou acostumada a usar mais o sulfite e o Canson 140 e o 110, isso porque não encontro lojas que vendam outros tipos =/
    Mas vou procurar direitinho *-*
    Ahh Fe, mas tem uns que ficam beeem legais no sulfite, não sei pq, mas eu acho rs
    Obrigada pessoal *-*

    ResponderExcluir
  5. ooooi, queria saber se papel canson é a mesma coisa que a folha de chamequinho... sou completamente leiga com isso. por favorrr responde <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamequinho é uma marca de papel sulfite. O papel canson é comercializado pela empresa de mesmo nome, mas você pode achar de outras marcas como papel para desenho.
      Procure por gramaturas acima de 120g/m², dependendo do material que você usará.

      Excluir
  6. Ola achei mt bom seu post e gostaria de saber se é indicável usar o papel de aquarela para desenhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Os 10 mais surpreendentes artistas de Grafite 3D do Mundo

Um material interessante que achei na internet, com trabalhos incríveis!!! Apreciem *-* "3D graffiti, pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida. Kurt Wenner tem a capacidade de transformar classicismo renascentista em arte urbana 3D. Kurt destina-se a “reinventar uma nova era para o classicismo”, trazendo o seu talento para as ruas. Kurt teve seu trabalho caracterizado, em uma longa lista de artigos, recursos de televisão, anúncios e documentários.