Pular para o conteúdo principal

"Você tem o dom pra desenho!"

Estreio minhas postagens (a da apresentação não conta, né?) com um tema bem polêmico: o dom.


- Você tem o dom pra desenho! 

Que atire a primeira pedra o desenhista que nunca ouviu essa frase vinda de alguém que admira seu portfólio. Não é incomum uma pessoa leiga em desenho achar que aquele que não faz a tradicional "casinha" ou o "boneco de palito" são abençoados com o dom divino do desenho, mas não é bem assim.
Devemos, antes de tudo, definir a palavra "dom".
Dom: 1. Donativo; dádiva; benefício; 2. Prenda, talento, dote natural.

Então o dom seria algo que nasce com a pessoa, seria um dote natural. E agora eu faço uma pergunta: quem aqui já nasceu sabendo desenhar? Talvez vendo pelo lado das artes plásticas seja um pouco mais difícil entender, creio que na música isso seja mais palpável.
Fora raras exceções, ninguém nasce sabendo tocar piano. A ordem natural das coisas é: você se inscrever em uma aula de piano, fazer as aulas e evoluir aos poucos. Com o desenho não é muito diferente.
Sempre que entra um aluno novo no meu curso eu pergunto se a pessoa já desenha e, em 90% dos casos a resposta é "ah, desenho casinha... Não sei se consigo a aprender a fazer o que você faz". A minha resposta sempre é "qualquer um consegue aprender a desenhar se for esforçado".
O desenho não se aprende por osmose, milagre ou qualquer outra coisa. Se aprende com a prática. Sem prática não se chega a lugar nenhum.
Em uma sala de aula do colégio, temos sempre os alunos que são bons em matemática e os que não são bons. Os que são bons tem uma facilidade extrema em aprender, os que não são bons tem dificuldade. Mas os dois tem algo incomum: nenhum deles nasceu sabendo matemática, os dois tem que aprender. No desenho é exatamente a mesma coisa. Existem aqueles que tem mais facilidade do que outros, mas os que têm dificuldade não devem desistir, porque não é impossível.
Esses que sentem uma dificuldade maior na prática do desenho sofrem muito mais para aprender do que os outros, mas muitos chegam a níveis absurdos. Grande parte dos desenhistas mal sabia fazer um bonequinho quando começaram a desenhar e hoje em dia são excelentes ilustradores, designers, pintores, etc. Eles lutaram muito para chegar aonde estão, são totalmente competentes no que se propuseram a fazer e, mesmo assim, tem aquele cara de chega pra ele e diz "você tem o dom".
Dizer que alguém tem "o dom" é desmerecer todo o trabalho que o artista teve ao longo do tempo para chegar no nível que chegou. É a mesma coisa que dizer "você não lutou para chegar aonde chegou". Por isso, mesmo que a pessoa que nos diga que temos "o dom" faça isso para nos elogiar, vamos informa-las. Sempre que ouvir por ai um "você tem o dom!", vamos responder com um "não, eu apenas me esforço".


Bom fim de semana :)

Nanda Attianezi


* Essas são as minhas ideias. Caso não concordem, comentem, deixem a sua opinião. 

Comentários

  1. Concordo Nanda! Eu faço Matemática e não é nada fácil pra mim... 1% talento 99% suor. .\,,/

    ResponderExcluir
  2. É o que eu sempre digo quando alguém me fala isso: "Esse negócio de dom não existe". Tá certo que algumas pessoas nascem com um habilidade cognitiva mais específica pra algo. Como um cara que tenha mais condenação motora, vai ter mais facilidade pra tocar algum instrumento, um que tem mais noção de velocidade e distância, vai ter mais facilidade pra dirigir... Mas assim como eles tiveram que aprender a tocar e a dirigir, aquele que não tem facilidade também terá de aprender se quiser fazer o mesmo. Não posso pensar que desenho porque sou mais privilegiado que os outros assim como não posso pensar que alguém desenha melhor do que eu é mais privilegiada que eu.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e degrau.

    ResponderExcluir
  4. bem podre nao era essa a minha resposte que precisava

    ResponderExcluir
  5. Eu desenho faz bastante tempo, digo desde os 6 anos de idade ja fazia uns desenhos bem legais, hoje com 23 anos me sinto desmotivado, mais ainda desenho muito melhor. estava procurando algo relacionado no Google que me motive, achei esse blog. Achei bastante interessante a sua observação sobre o dom, e concordo! sem a minha força de vontade eu nao teria aprendido, lembro-me que meu irmão trazia revistas e alguns desenhos para mim, isso me motivava quando criança a fazer copias com o proprio punho.
    Hoje sinto uma necessidade grande de voltar a desenhar, mais por problemas da vida me impedem de fazer isso.

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida, que bom que gostou Afrânio. Quer motivação é? Que tal fazer uma visitinha à DESENHO, LOGO EXISTO. Nossa comunidade do Orkut. :)

    Garanto que será uma experiência incrível participar dos tópicos por lá.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Nanda Attianezi,
    claro que desenhar é um dom de Deus, porque cada um de nós nascemos com habilidades diferentes, nem todos nasceram para desenhar, assim como nem todos nasceram para ser médicos, matemáticos, músicos e etc. Concordo com você que tudo se aprende, se eu gostasse de canto iria entrar em uma aula aprender, porém não ia ser uma cantora de sucesso, pois tenho voz de taquara rachada rererere. Bom espero que tenha entendido, muitos bejssss.

    ResponderExcluir
  8. concordo plenamente com a nanda, desenhar não é dom, é esforço, pratica, tempo, dedicação, e qualquer pessoas pode fazer um trabalho de qualidade, qualquer uma!!!

    ResponderExcluir
  9. Com todo respeito, mas saber desenhar é uma dádiva sim, um dom que nasce com a pessoa. Mas se esta é inteiramente desprovida de paciência para estudar, aprimorar, insistir, o seu dom para a arte do desenho fica estagnado, sublimado. Em resumo: o dom tem de ser desenvolvido, aproveitado.
    Um abraço para todos, e parabéns ao autor deste blog tão interessante. Não pare, por favor.

    ResponderExcluir
  10. Eu por incrível que pareça,desde pequenininha sei desenhar bem,como um desenho animado,mais com forme os anos foram passando eu fui me aperfeiçoando,sozinha,sem aula,realmente é um dom muito especial,eu eu não olho ou fico olhando ou passo por cima não,e se você que está lendo não acredita,pois é bom acreditar :) ,porque é vdd tenho meus desenhhos aqui

    ResponderExcluir
  11. Não duvidamos WinxClub. Por que não disponibiliza sua arte para podermos conhecer? \o\

    ResponderExcluir
  12. Cara,mas vai dizer que não há pessoas que tem maior habilidade?
    É inegável reconhecer que há pessoas que desde muito cedo e com pouca prática conseguem fazer coisas incríveis, enquanto outras passam a vida inteira treinando e não conseguem chegar ao mesmo nível.

    ResponderExcluir
  13. Ah... Existem! Claro! :) Mas duvido muito que alguém que treine a vida inteira não conseguirá alcançar um nível tão bom quanto o de quem é talentoso.

    ResponderExcluir
  14. Concordo! Eu sou muito bom em desenho, tanto faz o estilo,sou bom com pintura e cores,e gosto de falar que tenho olhos de águia,sou bom em captar detalhes e nunca fiz cursos para saber oque eu sei,e não sou de praticar, Acho que esse negocio de DOM existe!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre desenhei e jamais fui a um curso nem tive aula de nada desde a escola foi assim,Dom não se aprende se nasce já com aquele tato e sentido aguçado.Não se paga pra ter um Dom isso é comercio e engano.

    ResponderExcluir
  16. é dom sim e ponto final .

    ResponderExcluir
  17. a existência precede a essência_sartre_

    ResponderExcluir
  18. Gostei do que você publicou, mas discordo. Tá certo que você tem que se esforçar e tudo mais, mas cá entre nós existem pessoas que mal conseguem fazer um bonequinho de palito. E também tem outra coisa, se não é Dom, então porque existem pessoas que estão há anos fazendo cursos e dando tudo de si para desenhar bem e não conseguem?! Eu desenho desde os três anos de idade ( tenho 14 anos ) e nunca fiz aula de desenho ou pintura. O que eu via em revistas, livros, televisão, placas, etc, eu reproduzia no papel. E até hoje consigo desenhar tudo é muito bem ( eu acho :). Certo que existem pessoas talentosas, mas também tem aquelas que nasceram assim, que foram destinadas para fazer isso. Tanto que quando eu desenho me dá uma felicidade, um prazer que alegra meu dia. Gostei do seu artigo, não me leve a mal, só estou dando a minha opinião ;)

    ResponderExcluir
  19. Desde bebe eu gostava de desenhar, assistia desenhos, observava os detalhes e depois desenhava os personagens, fui praticando sozinha e sempre fazia isso, sei desenhar muito bem, mas não sei o que fazer com esse talento...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Os 10 mais surpreendentes artistas de Grafite 3D do Mundo

Um material interessante que achei na internet, com trabalhos incríveis!!! Apreciem *-* "3D graffiti, pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida. Kurt Wenner tem a capacidade de transformar classicismo renascentista em arte urbana 3D. Kurt destina-se a “reinventar uma nova era para o classicismo”, trazendo o seu talento para as ruas. Kurt teve seu trabalho caracterizado, em uma longa lista de artigos, recursos de televisão, anúncios e documentários.