Pular para o conteúdo principal

Desenhar mãos

Desenhar as mãos foi a maior dificuldade que encontrei no desenho, foi uma luta para conseguir reproduzir um desenho de mão com suavidade e naturalismo, porém, pesquisando e lendo achei o seguinte, dito por Gary Frank (é um escritor e desenhista britânico, conhecido por seu trabalho em revista de histórias em quadrinho)

"Primeiramente a má noticia: as mãos são capazes de assumir uma complexidade e variedade de formato tão grande quanto as outras partes do corpo humano combinada. Assim sendo, a ideia de que você poderá aprender a desenhá-las em piucas páginas é um pouco otimista, para dizer o mínimo).
O melhor jeito realmente de aprender a desenhar mãos( como a maioria das coisas) é praticar por meio de referencias. E existem toneladas de referencias disponíveis... Nos filmes, nas revistas, a si mesmo, nos jornais.
Enfim, vamos começar ?

  • BLOCO DE CONSTRUÇÃO:
Quando for começar, voce deve ter em mente algumas ideia s fundamentais. Todas as mãos possuem uma estrutura básica. A figura (A) mostra de forma bem simples o formato da mão, no qual voce pode ver estrutura básica. Essas são as estruturas iniciais da mão, os "Blocos básicos"- eles estão sempre presentes, não importa em que posição a mão é desenhada. Os quatros dedos superiores movem-se dentro de um plano relativamente limitado, e o espaço que os separa do dedão confere ao mesmo um movimento oposto, como mostra a figura B.

Umas das coisas boas de se usar blocos é que eles fazem você lembrar que está lidando com uma estrutura tridimensional. Contudo, apesar de estar praticando com essas formas, você deve prestar atenção em mãos reais. Se deixar este importante passo para depois, você criará péssimos hábitos "mecânicos" e regras que serão difíceis de ser conciliadas com a imagem verdadeira da mão. Figura C.

  • OBJETOS MANUAIS
Agora, o próximo passo. Tente segurar- ou peça para alguém fazer isso- diferentes objetos e desenhe as mãos olhando para elas. Um espelho ajuda muito a conseguir ângulos diferentes. Com um pouco de paciencia e treino, desenhar as poses manuais mais difíceis (como uma mãe segurando uma arma, ou uma maçã, ou as duas mãos juntas) se tornará bem mais fácil.

Uma Boa Opção também é a mão articulada e o livro Drawing Dynamic Hands (Burne Hogarth)
[ssssss.jpg]

Bom por hoje é isso =)
Tenham uma ótima tarde
Até mais,Beijos
Di



Comentários

  1. Muito obrigado, eu sempre tive dificuldade para desenhar mãos
    Muito obrigado mesmo ^.^

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso...parabens....

    ResponderExcluir
  3. Os desenhos estão optimos,mas vou continuar a ter um pouco de dificuldade em desenhar mãos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. só consegui desenhar uma mas é mt dahora!!!

    ResponderExcluir
  6. Aconselho o estudo da anatomia das mãos e suas estruturas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss
Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e para o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ?

Tamanho
A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são:

A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm.
A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm.
A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm.
A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm.
A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm.


Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

♥ Tipos de Lápis *-*

Boa Madrugada pessoal *-*
E ai como estão ?
Hoje trago à vocês, mais um grande aliado na hora de desenhar: O Lápis! Aquele sabe, que é feito de madeira, com grafite em seu interior, pois bem rs Sabia que há aqueles que nem são feitos com madeira? É amigo, ele é completamente feito com grafite.Olhe ele abaixo: