Pular para o conteúdo principal

Giz Pastel Seco e Oleoso

No fim de semana, tive a grande oportunidade de poder comprar giz pastel seco *-*.Consegui apenas seis cores,mas é uma experiencia incrível e deliciosa de se trabalhar.
Logo que cheguei em casa entrei na internet para saber um pouco mais do produto então achei no blog da Fran, o Nankin N simplesmente como fazer Giz Pastel.
Confesso que procurei os materiais para fazer,mas não achei por aqui.
Então prefiro deixar com vocês.
Olha como ela ensina :

"Vamos começar pelo Giz Pastel Seco:
Material: - Pó Xadrez (esse tem que ser o pó mesmo) de cores variadas (existem caixas grandes e pequenas, tudo depende de quanto você irá utilizar) - Água - Jornal velho - Caixa para armazenar Modo de fazer: - Em um prato, pote, etc coloque o pó Xarez da cor escolhida - Acrescente a água devagar e mexa até obter uma massa (não mole demais nem dura demais) - Com a ajuda da colher, você separe a massa em porções menores e distribua sobre o jornal (o jornal irá absorver o excesso de água) - Depois de alguns minutos, verifique se a massa pode ser enrolada ^^ - Deixe os rolinhos secarem até o dia seguinte
Para o Gis Pastel Oleoso são os mesmos ingredientes acima e praticamente o mesmo modo de preparo, acrescentando apenas gotinhas de óleo de linhaça branca antes de misturar ^^

OBS: O tempo que o jornal leva para sugar a água depende apenas da quantidade de água que você põe já que não temos uma quantidade exata para preparar;
OBS2: A qualidade do Giz depende o pó Xadrez (data de validade ou outra marca). Se quebrar é porque faltou água ou por causa do pó; OBS3: Essa massa não dá certo com branco, preto e o azul fica 'meio termo'; OBS4: O Giz oleoso depende da quantidade de óleo de linhaça colocada. Se quebrar é porque foi pouco óleo.

E ainda nos deixa umas dicas:

Quando eu fiz, me lembro vagamente que coloquei 2 colheres de sopa de pó para 1 de água;
e de 1 a 2 gotas do óleo. Outra coisa: NÃO fiquem se martirizando porque os rolinhos não sairam bonitos!!! Você não é uma máquina e o resultado no papel (que é o que importa) será o mesmo do industrializado (e mais barato XD) Olha lá os meus! que monstrinhos! ><'

Dicas: Para quem nunca usou o giz pastel seco/oleoso, posso dizer q a primeira vez é muito estranha XD no meu caso, o primeiro que usei foi o giz pastel seco e com ele deve-se tomar cuidado com suas mãozinhas agitadinhas rsrsrsrsrsrs porque se ela passar por cima do desenho,JÁ ERA!!! Mancha tudo ><' mas depois que você pega o jeito, é só criar!!! E para usar o oleoso, escolha canson ou outros com a gramatura alta (sulfite só pra teste) por causa do óleo que costuma manchar. se for pra guardar em pasta, coloque um desenho por plástico.

Interessante né? Eu adorei e assim que tiver tempo irei tentar fazer *-*

E você o que achou da ideia da Fran? Irá tentar fazer ?
Então é isso =)
Beijinhos
Di

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss
Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e para o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ?

Tamanho
A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são:

A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm.
A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm.
A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm.
A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm.
A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm.


Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Arte e Ciência

O diálogo entre arte e ciência mais antigo está presente nas ilustrações de relatos científicos feitos por viajantes, navegadores e pesquisadores. Exemplos famosos são os desenhos de Leonardo Da Vinci da anatomia humana e os de naturalistas e pintores que percorreram o mundo em grandes navegações exploratórias, registrando esboços de animais e plantas, como os botânicos Carl Friedrich Philipp von Martius e Eugen Warming. "O desenho é uma linguagem universal que, frequentemente, dispensa o texto descritivo e a oralidade para explicar os objetos; a ilustração científica, portanto, funciona como ferramenta de apoio à imaginação para explicar ciência", afirma Diane Carneiro, professora da área de ilustração científica do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP).