Pular para o conteúdo principal

Um Designer Gráfico precisa saber desenhar?


Oi Pessoal, sei que essa questão mexe com a cabeça de todos, mas lendo uma reportagem sobre o assunto encontrei isso :


"Tratando apenas do aspecto artístico, posso lhe dizer que alguns conhecimentos básicos sobre desenho são fundamentais. Ainda que você não venha a fazer um curso de desenho e comece um curso de designer gráfico, acabará aprendendo manipular os softwares baseando-se em técnicas e princípios do desenho. Não é a toa que os próprios softwares de ilustração digital se baseiam nos princípios do desenho e oferecem opções que simulam algumas ferramentas de trabalho de um desenhista; assim, ele facilita a vida de um designer, mas não faz nada sozinho.

Para cada competência, há uma exigência. Se você começar a trabalhar com animações para o meio digital, será fundamental saber ilustrar; porque necessita de dominar técnicas e conhecimentos sobre os princípios do desenho. Se trabalhar apenas com a criação de logotipos e marcas, algumas noções de desenho já lhe ajudarão bastante; caso tenha uma grande habilidade com o desenho, maiores serão as chances de você criar uma boa logomarca.

É claro que se você desenha bem, maior será a sua desenvoltura ao utilizar um software de ilustração digital; pois ao deparar com as ferramentas do software você sacará como utilizá-la pelo que você entende de desenho. Por exemplo:

Quem tem o conhecimento de perspectiva no desenho tem muito mais chance de trabalhar com a ferramenta de perspectiva do software; logo ele terá mais chances de empregar corretamente o ponto de fuga, a linha de horizonte, a disposição de objetos, etc.

No desenho se combina cores, realiza sombreamentos, se desenha em perspectiva, centraliza o mesmo na folha, etc. Tratando do aspecto artístico o designer se qualificará à medida que conseguir aplicar estes conhecimentos do desenho através do software; ou seja, o domínio sobre a ferramenta aliada com a habilidade de desenho.

Mas isso não é tudo. O domínio do desenho apenas se soma com outras habilidades necessárias a um designer gráfico; aqui estamos falando apenas de uma habilidade artística, o desenho. Independentemente do segmento que você siga, quanto maior o seu Know-how, maiores chances de se tornar um bom profissional. Há pessoas que desenham extremamente bem, mas tem uma dificuldade enorme ao utilizar o computador, o que atrapalha o processo. Outros que apresentam uma criatividade acima da média e mesmo tendo pouca noção de desenho conseguem melhores resultados em comparação com outros que desenham bem.

Aliada a estas habilidades existem muitos outros estudos em paralelo que devem ser realizados, como a psicodinâmica das cores, fotografia, diagramação, semiótica, etc.

Para se tornar um designer gráfico é necessário um conjunto de conhecimentos e habilidades; por isso noções de desenho se somam com estas. O nível de domínio necessário com o desenho está intimamente relacionado com a competência que este profissional irá exercer. De qualquer modo, noções de desenho são fundamentais."


Boa Semana a todoos e Boa Leitura *-*

Di



Comentários

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss
Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e para o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ?

Tamanho
A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são:

A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm.
A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm.
A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm.
A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm.
A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm.


Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

♥ Tipos de Lápis *-*

Boa Madrugada pessoal *-*
E ai como estão ?
Hoje trago à vocês, mais um grande aliado na hora de desenhar: O Lápis! Aquele sabe, que é feito de madeira, com grafite em seu interior, pois bem rs Sabia que há aqueles que nem são feitos com madeira? É amigo, ele é completamente feito com grafite.Olhe ele abaixo: