Pular para o conteúdo principal

Lápis de Cor

Hoje vou falar sobre o material que eu mais gosto: o lápis de cor.
Existem diferentes tipos de lápis de cor: mais duros, mais macios... Quanto mais aglutinante, mais macio ele fica.
Muita gente que acha um absurdo eu desenhar quase sempre com o lápis de cor por ser um material considerado difícil de ser usado, mas a principal técnica é ter paciência.
O primeiro passo para começar a desenhar com esse tipo de material é ter em mente que é um material trabalhoso. Para se fazer um bom desenho leva tempo, então não adianta começar a desenhar tentando terminar 1h, 2h depois do início do desenho.

Vou explicar em tópicos o processo que utilizo ao fazer os meus desenhos.




1 - Escolha do Material


Essa etapa é muito importante. O material deve SEMPRE ser escolhido pela pessoa após um teste. Não se deve adotar um tipo de folha como favorita só porque leu na internet que Da Vinci usava em seus esboços ou algo do tipo. Isso vale pra qualquer tipo de material, desde giz de cera até sprays de tinta pra graffiteiros.
O material que eu costumo utilizar é o papel Canson 200g/m³ e o lápis de cor da Faber Castell não aquarelável (caixa com 36 cores da linha "Ecolápis").
Gosto muito do papel canson por causa da sua textura... Outro dia desses eu usei um canson da linha reciclável e me surpreendi, ele é muito bom. Experimentem :)
O lápis da Faber Castell não é meu favorito, mas dá pra usar. Uma caixa dessas custa uns 30 reais nas papelarias comuns... O que mais gostei de usar foi o lápis da Caran D'ache. Uma caixa de Caran D'ache de 12 cores da linha Pablo custa em torno de 90 reais aqui no Brasil. Pra quem tem dinheiro, é um bom investimento... Pra quem não tem (que nem eu, haha) o Faber Castell quebra um galho.
Tenham sempre uma borracha daquelas que esfarelam (a mais vagabundinha e baratinha que existe) por perto, porque ela é ótima pra apagar lápis de cor.
Mantenham SEMPRE seus lápis apontados enquanto desenha... Nada pior do que desenhar com aquela ponta redondinha haha


2 - Onde Desenhar?


Muita gente acha que desenhar é coisa que se faz em qualquer lugar, a qualquer hora. Não é bem assim...
Eu sou cheia de frescurite pra esse tipo de coisa. Desenho, pra mim, deve ser feito em um horário tranquilo, sem barulho e sem pessoas por perto (nada atrapalha mais nessas horas do que aqueles comentários do tipo "você é artista!" ou "faz um desenho da minha avó?").
A mesa/bancada/cavalete deve estar totalmente limpa, qualquer grãozinho em baixo do papel pode fazer um estrago tremendo (e, às vezes, irreversível) no seu desenho.
A superfície deve ser preferencialmente a mesma até o fim do desenho (ou seja, se começou a fazer o desenho em uma mesa, continue nela até o fim). A mudança da superfície onde o papel está apoiado pode fazer com que a pintura com o lápis de cor saia diferente.
Eu gosto sempre de usar um papel em baixo da mão enquanto desenho... Isso faz com que a minha mão não entre em contato com o papel que estou usando, evitando manchas por causa da oleosidade da pele :)

3 - Começando (finalmente) o Desenho


[Usarei um desenho que colori como exemplo, pois só tenho ele feito passo a passo aqui no pc :\]





Bom, o primeiro passo para se começar o desenho de fato é fazer o desenho linear (desenho só com linhas). O desenho ao lado foi feito pelo meu amigo e ex-professor de desenho Jorge Luiz Silveira para o mangá Em Busca Do Poder (www.embuscadopoder.com.br). Meu trabalho era colori-lo.



Quando começar o desenho, faça todas as linhas gerais... Se sentir pouca confiança, faça todos os detalhes para só depois começar a colorir.



Após fazer o desenho linear, você tem duas opções: cobrir todo o grafite com nanquim ou hidrocor (ou qualquer outro tipo de material) ou cobrir com o próprio lápis de cor. Não acho legal passar o lápis de cor por cima do grafite porque o grafite acaba se misturando e parece que o desenho está sujo.
Nesse desenho eu fui apagando e cobrindo linha por linha com o lápis de cor. Pegava três centímetros da linha, apagava e, se ela ficava em uma parte azul do desenho, desenhava a mesma linha com o lápis azul. Se ficava em uma parte preta, desenhava com o lápis preto e assim sucessivamente. Dá um trabalho absurdo, fato... Mas o resultado é bom no final.
Depois de cobrir, você começa a pintar (ou, como no caso desse desenho, você pode ir cobrindo e pintando ao mesmo tempo).
É importante esquecer aquelas professoras do primário que falavam que só ficava bonito quando você pintava em uma só direção ou quando você pintava "em bolinhas". É importante você pintar em várias direções para que a pintura fique uniforme.


4 - A Escolha das Cores 


Lápis de cor é que nem tinta, também se mistura.
Se você tem uma superfície verde, você pode usar três tipos de verde, um de amarelo e um de azul ao mesmo tempo para pintar a mesma superfície, por exemplo. A mistura das cores do lápis de cor se dá pela sobreposição. Você pinta com uma cor e depois com outra por cima.
Façam um teste. Peguem um lápis amarelo, pintem, depois peguem um azul e pintem por cima com a mesma intensidade. Tchanã, você tem um verde.
Quanto mais tonalidades você usar no desenho, mais visualmente rico ele vai ficar (mas sem exageros, por favor).
Notem que no lápis tem sempre uma numeração/nome pra cada cor. Quando pararem o desenho para continuar em outra hora, anotem o número/nome das cores para que não tenham problemas para acharem elas outra vez
É bom sempre ter por perto um papel para testes. Se você sobrepõe o amarelo no verde, provavelmente vai ficar diferente do que sobrepor o verde no amarelo. Testem antes :))))


5 - A Finalização


Quando você terminar seu desenho, caso ele não tenha um fundo (como o que estou usando como exemplo), provavelmente o papel vai estar todo manchado (por mais que você tenha tomado todos os cuidados para que isso não acontecesse :(( ). Pegue a borracha (aquela que esfarela) e limpe o desenho.
Leia um livro, veja TV e depois de um dia inteiro vá admirar sua bela obra de arte. Você provavelmente encontrará erros que não tinha percebido antes. Arrume-os e pronto, assine :)))... EEEEEEEE voilà, seu desenho tá pronto! :D


Bom, espero que esse pseudo-tutorial. Desculpe possíveis erros de português e essas coisinhas.

Beijos :)


Nanda Attianezi
http://www.draw-it.deviantart.com

Comentários

  1. Lindo post Nanda. *0* Nossa... Adoro a forma como você escreve. :D

    ResponderExcluir
  2. E sobre as borrachas que esfarelam... Nossa! uASHdaushd Sempre evitei usar! : o (até agora, ao menos)

    ResponderExcluir
  3. Não evite, elas são ótimas (não só pro lápis de cor XD)
    Elas não espalham o grafite :D

    - Nanda

    ResponderExcluir
  4. Outra opção é desenhar com grafite azul/vermelho/amarelo... Pode dar uma característica interessante para o desenho. E, se for digitalizar, se não tiver nenhuma parte com a mesma cor, é só editar a imagem e remover a saturação da cor e/ou aumentar a luminosidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Os 10 mais surpreendentes artistas de Grafite 3D do Mundo

Um material interessante que achei na internet, com trabalhos incríveis!!! Apreciem *-* "3D graffiti, pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida. Kurt Wenner tem a capacidade de transformar classicismo renascentista em arte urbana 3D. Kurt destina-se a “reinventar uma nova era para o classicismo”, trazendo o seu talento para as ruas. Kurt teve seu trabalho caracterizado, em uma longa lista de artigos, recursos de televisão, anúncios e documentários.