Pular para o conteúdo principal

Arte Tumular erótica: a relação entre Vida e Morte

Todos os artistas, que desenham, esculpem ou pintam gostam da coisa sensual e claro transmitir alguma forma de emoção.
Olhando reportagens sobre arte, descobri esta muito diferente e que poucos desconhecem.

"Um ensaio de lindas curvas sensuais frente à tristeza desoladora nos encanta de forma marcante ao percorrermos os corredores de cemitérios dos vários cantos do mundo. Estas obras de arte são palco de lágrimas de adeus e nos mostram uma morte temida e ao mesmo tempo envolvente.''


É a entrega da vida à morte, numa doce rendição". Foi o que li numa reportagem de Ana Paula Souza do site http://obviousmag.org.

cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida



Os admiradores das artes costumam freqüentar museus e galerias onde podem encontrar ensaios, esculturas, pinturas, quadros, artesanatos, enfim, uma miscelâneas fabulosa de obras. Mas algumas são mais intrigantes: experimente visitar o cenário de um funeral.
Cemitérios de todo o mundo são palco de uma variedade artística tão intensa, apesar do lado fúnebre, que nos fazem enxergar a morte com olhos mais atentos ao detalhe, temerosos e apaixonados. Em meio a essa atmosfera de dúvidas e incertezas, rodeada de flores cheirando a despedida, somos rodeados por esculturas feitas em granito, mármore e bronze, e muitas delas são dotadas de uma sensualidade intrigante.
Cenas de nudez são dispostas de forma singular, denotando uma gama de sensações e sentimentos profundos.
cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida
Último sorriso

cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida
Último Sorriso

cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida

Caminhando

Mulheres nuas são cobertas por finos tecidos, sob os quais se deixam notar curvas de sensualidade aflorada, seios e pernas bem delineados, uma certa pureza perante a morte. Um cenário de escancarado flerte entre a vida e a morte, onde a nudez representa um estado de entrega perante o desconhecido, lugar onde não se admitem mantos e máscaras. E no lugar que faz jus à expressão “do pó vieste e ao pó retornarás”, a ausência de roupas é mais do que explicada.




cemiterio, escultura, morte, tumulo, vidaEterno Repouso

cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida


Triste Separação


Rendição é a palavra. Nas faces distribuídas pelo cemitério, nos comovemos pelas expressões de tristeza, depressão, abnegação, súplica, indignação, lamento e angústia. Um estado de inércia e prostração frente à impossibilidade de alterarmos o fato de que nunca conseguiremos vencer a morte.
Para além disso, podemos também viajar por um campo um pouco mais atrativo, que nos mostra uma relação passional entre a vida e a morte. Como opostos se atraindo, a vida se entrega aos braços da morte, numa doce poesia ao estilo shakesperiano. E como em toda relação de entrega, cheia de sentimentos exasperados e profundos, a sensualidade é o prato principal.




cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida

 A Morte


cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida

Vaidade

Nesse mesmo tom de amor suplicante, encontramos uma dessas obras de arte intitulada “Lenda Grega”, no cemitério da Consolação em São Paulo/Brasil, que nos emociona frente ao sofrimento de Orfeu pela morte da amada Eurídice.
cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida

Lenda Grega

Um último beijo, um último adeus.
cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida

cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida

cemiterio, escultura, morte, tumulo, vida


E por fim, este vídeo que explica um pouco mais sobre esta arte que ao mesmo tempo triste é encantadora.



Beijinhos
Di ♥



Comentários

  1. Nada contra a sensualidade, mas a combinação no meu conceito é um tanto estranha (sensualidade x morte).
    Mas cada um é cada um, evemos respeitar mesmo não concordando.
    Mas a pesquisa é bem interessante
    Daniel Vinhas
    http://desenho.cjb.net

    ResponderExcluir
  2. É esse tipo de arte realmente causa uma certa estranheza, mas é que é bonito é . Rs

    ResponderExcluir
  3. Lindo lindo lindo, coisas que a gente só encontrar em artes fúnebres rs Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Estranheza hoje, porque pensamos ser imortais.

    ''Zig zig zig morte em uma cadência, golpeando com o calcanhar um túmulo, morte à meia-noite tem uma dança-tune, Zig zig zig em seu violino''

    ResponderExcluir
  5. A propósito, obras incríveis.

    ResponderExcluir
  6. Arte incrível! Adorei as esculturas, lindas! Característica marcante dos cemitérios
    Sempre achei fascinante.

    ResponderExcluir
  7. Visitei o cemitério da Consolação esta semana, e apreciei essa arte. Pena que não seja possível fotos. Parabéns pelas imagens e texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss
Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e para o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ?

Tamanho
A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são:

A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm.
A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm.
A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm.
A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm.
A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm.


Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

♥ Tipos de Lápis *-*

Boa Madrugada pessoal *-*
E ai como estão ?
Hoje trago à vocês, mais um grande aliado na hora de desenhar: O Lápis! Aquele sabe, que é feito de madeira, com grafite em seu interior, pois bem rs Sabia que há aqueles que nem são feitos com madeira? É amigo, ele é completamente feito com grafite.Olhe ele abaixo: