Pular para o conteúdo principal

Collab: Pica-Pau - O pássaro que veio para jantar

Uma galera se uniu para fazer uma animação em colaboração, o projeto demorou um bocado e conseguimos entrevistar um dos idealizadores: Ivanildo Soares. Mas antes da entrevista, claro, você é nosso convidado para assistir essa incrível obra de arte:


Pica-Pau Collab - O pássaro que veio para jantar

Desenho, Logo Existo: De quem foi a ideia de fazer collabs?
Ivanildo Soares: A ideia de fazer collabs surgiu com o Leonir Valadares, que tinha agitado uma collab pra reanimar a abertura de One Punch Man. Dá pra achar no youtube por 'one punchman abertura br collab'. Depois disso pronto a galera queria saber quem ia organizar a próxima e qual seria o tema. Daí eu sugeri de fazer de Pica-Pau que é um dos desenhos que eu mais vi na vida.

DLE: Como ela foi colocada em prática?
I.S.: Primeiro abri uma votação e lancei no grupo Collabs e compartilhei com a galera do estúdio Birdo, onde trabalhava. Nessa hora a intenção era sugerir possíveis episódios para serem animados. Dentro dos quais, vários clássicos como o do rachador, o da vassoura da bruxa (e lá vamos nós!), do corvo jubileu (você disse pipoca?), o do baerbeiro (figaro). Haha. O do Reginaldo ganhou, e é um dos meus episódios preferidos! Depois disso peguei o episódio orginal, cortei as cenas, e fui distribuindo entre os animadores que entraram na votação, explicando sobre padrão de formato pra facilitar a montagem. Pedi pra compartilharem com outros amigos animadores porque eram 100 cenas para serem animadas, e então fiquei no controle das cenas que chegavam prontas e na redistribuição de cenas de pessoas que desistiam no meio do caminho.

DLE: Vocês já se conheciam todos?
I.S.: Não nos conhecíamos, e na verdade não conheço metade da galera que participou. Alguns são amigos de amigos, mas vários são animadores fora do meu círculo que se juntaram na internet.

DLE: Vão fazer isso mais vezes?
I.S.: Provavelmente sim, o grupo Collabs está lá pra qualquer um propor uma colaboração. Não sei se estou afim de organizar uma nova tão cedo, tem que ser um tema muito bom, porque dá trabalho! Haha. Mas se você é animador e quer fazer umas brincadeiras divertidas assim, existe o grupo no facebook chamado 'Conosquinhos', é um grupo de estudos de animação com chamadas quinzenais pra fazer GIFs em qualquer estilo dentro do tema proposto. É bem divertido!

DLE: Pretendem convidar novos artistas?
I.S.: Sim, claro! Tanto no grupo Collabs quanto no Conosquinhos, todo mundo que estiver afim de fazer coisas maneiras é bem-vindo! Entrem lá galera!

DLE: Por onde podemos acompanhar o trabalho de vocês? (Sei que já foi indicado no fim do vídeo, mas se houver algum site específico que tenham em conjunto ou algo assim)
I.S.: Acho que dá pra acompanhar o que a galera vem fazendo no Conosquinhos, vários dos animadores da collab do Pica-Pau estão lá. O Conosquinho tem um tumblr com a seleção dos melhores Gifs de cada tema. Segue o link: conosquinhos.tumblr.com

DLE: Quanto tempo demorou para concluírem essa animação?
I.S.: Esse é um ponto um pouco frustrante, porque a collab era pra ficar pronta em uns 2 meses, mas durou 19! Começamos em Março de 2016, mas ficou muitos meses parada. As pessoas entravam e saíam, não conseguiam fazer suas cenas, muito por priorizar seus freelas e vida social. E na verdade eles estavam certos. Mas como esse vai e vem eu mesmo acabei ficando muito ocupado e congelando o projeto por mais de um ano. Só recentemente que retomei e redistribui as cenas remanescentes até finalizar.

DLE: Conta um pouco da sua história como desenhista até chegar a profissão de animador?
I.S.: Eu não sei muito qual a "formula", existem vários itinerários até alguém virar animador. Hoje em dia com a internet cheia de conteúdo acessível qualquer pessoa pode aprender a animar, o problema é garimpar esse ouro, já que tudo está meio caótico e desorganizado. Meu conselho pra quem quer começar a animar, é fazer GIFs, depois quando estiver acostumado com o processo de fazer um "mini filme" aconselho a fazer um curta metragem. Curtas são excelentes pra estudar animação. Quando você faz sozinho você passa por todas as etapas, desde roteiro, a desenho de cenários, design de personagens, o movimento em si, finalização etc. O grande ponto é estudar! Mas se você não é do tipo autodidata, hoje em dia existem vários cursos de animação no Brasil até via internet. Mas repito, vale a pena estudar sozinho e entrar em grupos de estudos tipo o Conosquinhos! Tem muita gente boa lá disposta a dar feedback só pelo prazer de ver o amigo se desenvolver. Então comecem a fazer coisinhas e por no mundo!

Aos participantes do projeto, meus parabéns! Fica o nosso convite para que também integrem nossa comunidade de desenhistas, existente desde o Orkut: www.facebook.com/DesenhoLogoExisto Parabéns!

Comentários

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Arte e Ciência

O diálogo entre arte e ciência mais antigo está presente nas ilustrações de relatos científicos feitos por viajantes, navegadores e pesquisadores. Exemplos famosos são os desenhos de Leonardo Da Vinci da anatomia humana e os de naturalistas e pintores que percorreram o mundo em grandes navegações exploratórias, registrando esboços de animais e plantas, como os botânicos Carl Friedrich Philipp von Martius e Eugen Warming. "O desenho é uma linguagem universal que, frequentemente, dispensa o texto descritivo e a oralidade para explicar os objetos; a ilustração científica, portanto, funciona como ferramenta de apoio à imaginação para explicar ciência", afirma Diane Carneiro, professora da área de ilustração científica do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP).