Pular para o conteúdo principal

Sobre o Desânimo em Desenhar

Na minha opinião (sobre o desânimo) é tudo uma questão de ponto de vista. Se você for perfeccionista e encarar essa característica como forma de evoluir sempre, ela será um benefício, já se a vê como uma maldição que te desanima a prosseguir, ela não passará disso: uma maldição.
Biologicamente falando, nosso organismo funciona administrando drogas, que entendemos como emoções. Essa é a forma como ele (o seu organismo) o recompensa pelos atos que te fazem bem (te faz sentir feliz) e o castiga pelos que não fazem (te deixando triste).
Por esse motivo, acho errado dizer que desanimamos de desenhar porque as coisas à nossa volta estão complicadas, quando na verdade é justamente ao contrário. O que te desanima é a ausência de motivação! Se realmente quer sentir prazer no que faz teu cérebro precisa de um bom motivo para liberar à você essa sensação de felicidade, e o motivo é só você quem pode encontrar.
Primeiro, entendo o desenho como uma forma de expressão, e para expressar algo devemos saber que 'algo' é esse e o que pensa a respeito.

Exemplos de algumas motivações:

1. Algo te indigna e você quer mostrar sua indignação;
2. Você não compreende as pessoas vivendo de aparência e por isso as desenha sem face, caminhando pela rua com belas roupas;
3. Prefere o silêncio e o pensamento, e acha o mundo barulhento demais, por isso ao desenhar costura a boca das personagens;
4. Está nervoso... Aflito... Desenhos preto e branco... Rápidos e fortes traços... Escuro... Tensão... medo.
5. Está desanimado para desenhar, então rascunha uma mulher desanimada desenhando sobre uma escrivaninha com um copo de café ao lado e só arte-finaliza da cintura pra cima.

Motivações não faltam, falta você SE motivar e ter algo a dizer. E dizer.

Comentários

  1. Noossa Fernando me identifiquei muito com esse seu post. Maravilhoso viu!!!
    Adorei a seleção de Motivações... já fiz todas essas .-.
    Bjãão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Arte e Ciência

O diálogo entre arte e ciência mais antigo está presente nas ilustrações de relatos científicos feitos por viajantes, navegadores e pesquisadores. Exemplos famosos são os desenhos de Leonardo Da Vinci da anatomia humana e os de naturalistas e pintores que percorreram o mundo em grandes navegações exploratórias, registrando esboços de animais e plantas, como os botânicos Carl Friedrich Philipp von Martius e Eugen Warming. "O desenho é uma linguagem universal que, frequentemente, dispensa o texto descritivo e a oralidade para explicar os objetos; a ilustração científica, portanto, funciona como ferramenta de apoio à imaginação para explicar ciência", afirma Diane Carneiro, professora da área de ilustração científica do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP).