Modalidades de desenho

Sabemos que o desenho não é necessariamente sempre um fim em si mesmo, podendo vir a assumir uma função ou caracterizar-se como mediação para outro fim. Entre as várias modalidades possíveis de desenho, incluem-se:

Desenho geométrico - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões, voltado à representação plana de entes geométricos para a simples exibição ou resolução geométrica de problemas de Matemática.

Desenho projetivo - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões acerca de entes de três dimensões. É composto de variações como o desenho técnico(representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado primordialmente para a exibição em si), geometria (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado principalmente para a resolução gráfica de problemas de Geometria).

Desenho arquitetônico - desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura.

Ilustração - um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente acompanhado de outras mídias, como o texto.

Croquis ou esboço - um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir determinadas ideias gráficas ou de simplesmente registrá-las. Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. Os croquis são muito usados por estilistas de moda.

Modelo Vivo - ilustração feita a partir de cópia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo


Fonte: www.wikipedia.org

Então, é isso *-*

Espero que gostem

Aliás, qual a técnica que acham mais interessante ?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comentários:

Fernando Batista disse...

Tive a disciplina Desenho Geométrico no curso de Matemática

Diana Rocha disse...

E eu tive no Ensino Médio...rsrs era chatin. Prefiro desenho arquitetônico, ilustração ou croquis

Anônimo disse...

cara coloco um lay out mais limpo o antigo tava melhor esse ta dando agonia.. na boa... olha o lay out dos outros blogs e tenta seguir a mesma coisa .... tipo uma cois mais clear.. fica melhor.. ta dada a dica..valeu

Nanda Attianezi disse...

Não concordo com o que tá escrito...

Ilustração - um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente acompanhado de outras mídias, como o texto.

Não é só a ilustração que pretende expressar uma informação. Se você pegar os quadros de David, por exemplo... Vai ver que todos eles contem alguma informação. As pinturas góticas tinham como objetivo informar a população analfabeta dentro das igrejas.
As ilustrações também não são NORMALMENTE acompanhadas por um texto. Isso vai depender do artista. A imagem bem formulada não precisa de um texto explicando-a. O texto é só um recurso a mais, mas não é sempre que é usado.


Modelo Vivo - ilustração feita a partir de cópia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo

O desenho do modelo vivo não é necessariamente uma cópia do natural. O modelo vivo é só um meio pra se estudar o desenho... O corpo humano, por sua complexidade, é escolhido como meio, mas poderia se escolher uma árvore ou um animal. O corpo só é um meio usado pra se estudar o claro/escuro, os tipos de linha, ritmo, direções... Não se desenha com um modelo vivo só pela pura representação :)




desculpem a demora pra postar aqui, to numa época difícil na faculdade :\ haha
beijos

Anônimo disse...

bem explicativo nota 10 me ajudou muito
beijos

Anônimo disse...

muito legal esses desehos muito criativo e legal gostei muitooo

Anônimo disse...

gostei muito do desenho da mulher muito criativoo perece ate uma vanpira legal paca gostei demais pena que eu nao sei desenha esses desenhos queria saber desenhar esse desenho muitos legais

Postar um comentário

O que você achou? ^-^