Pular para o conteúdo principal

Modalidades de desenho

Sabemos que o desenho não é necessariamente sempre um fim em si mesmo, podendo vir a assumir uma função ou caracterizar-se como mediação para outro fim. Entre as várias modalidades possíveis de desenho, incluem-se:

Desenho geométrico - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões, voltado à representação plana de entes geométricos para a simples exibição ou resolução geométrica de problemas de Matemática.

Desenho projetivo - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões acerca de entes de três dimensões. É composto de variações como o desenho técnico(representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado primordialmente para a exibição em si), geometria (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado principalmente para a resolução gráfica de problemas de Geometria).

Desenho arquitetônico - desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura.

Ilustração - um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente acompanhado de outras mídias, como o texto.

Croquis ou esboço - um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir determinadas ideias gráficas ou de simplesmente registrá-las. Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. Os croquis são muito usados por estilistas de moda.

Modelo Vivo - ilustração feita a partir de cópia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo


Fonte: www.wikipedia.org

Então, é isso *-*

Espero que gostem

Aliás, qual a técnica que acham mais interessante ?

Comentários

  1. Tive a disciplina Desenho Geométrico no curso de Matemática

    ResponderExcluir
  2. E eu tive no Ensino Médio...rsrs era chatin. Prefiro desenho arquitetônico, ilustração ou croquis

    ResponderExcluir
  3. cara coloco um lay out mais limpo o antigo tava melhor esse ta dando agonia.. na boa... olha o lay out dos outros blogs e tenta seguir a mesma coisa .... tipo uma cois mais clear.. fica melhor.. ta dada a dica..valeu

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com o que tá escrito...

    Ilustração - um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente acompanhado de outras mídias, como o texto.

    Não é só a ilustração que pretende expressar uma informação. Se você pegar os quadros de David, por exemplo... Vai ver que todos eles contem alguma informação. As pinturas góticas tinham como objetivo informar a população analfabeta dentro das igrejas.
    As ilustrações também não são NORMALMENTE acompanhadas por um texto. Isso vai depender do artista. A imagem bem formulada não precisa de um texto explicando-a. O texto é só um recurso a mais, mas não é sempre que é usado.


    Modelo Vivo - ilustração feita a partir de cópia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo

    O desenho do modelo vivo não é necessariamente uma cópia do natural. O modelo vivo é só um meio pra se estudar o desenho... O corpo humano, por sua complexidade, é escolhido como meio, mas poderia se escolher uma árvore ou um animal. O corpo só é um meio usado pra se estudar o claro/escuro, os tipos de linha, ritmo, direções... Não se desenha com um modelo vivo só pela pura representação :)




    desculpem a demora pra postar aqui, to numa época difícil na faculdade :\ haha
    beijos

    ResponderExcluir
  5. bem explicativo nota 10 me ajudou muito
    beijos

    ResponderExcluir
  6. muito legal esses desehos muito criativo e legal gostei muitooo

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do desenho da mulher muito criativoo perece ate uma vanpira legal paca gostei demais pena que eu nao sei desenha esses desenhos queria saber desenhar esse desenho muitos legais

    ResponderExcluir
  8. adorei .. essas imagens de desenho eu copiei pro meu trabalho de artes ^_^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Os 10 mais surpreendentes artistas de Grafite 3D do Mundo

Um material interessante que achei na internet, com trabalhos incríveis!!! Apreciem *-* "3D graffiti, pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida. Kurt Wenner tem a capacidade de transformar classicismo renascentista em arte urbana 3D. Kurt destina-se a “reinventar uma nova era para o classicismo”, trazendo o seu talento para as ruas. Kurt teve seu trabalho caracterizado, em uma longa lista de artigos, recursos de televisão, anúncios e documentários.