domingo, junho 5

Canetas & Bicos-de-pena

Postado por: Di - domingo, junho 05, 2011
Uma opção para arte-final são as canetas e bicos-de-pena, que quando usados corretamente são excepcionais. Assim como acontece com os pinceis, você precisa escolher a ferramenta mais adequada para o trabalho a ser feito.

Marcadores -
As canetas com ponta de feltro oferecem um seguro fluxo de tinta, geralmente não são caras e são descartáveis. O problema é que a tinta delas tende a desbotar com o tempo.

As pontas grossas.São indicadas para áreas grandes de preto...





...enquanto as finas.São mais indicadas para traços preciso e delicados.





Canetas técnicas
Diferente dos marcadores, as canetas técnicas conservam a arte em nanquim por anos. Essas canetas usam a própria tinta nanquim, são recarregáveis e produzem traços consistentes com espessura precisa ( linha uniforme). Além disso, a carga de nanquim delas é bem grande , o que permite seu uso por muito mais tempo.
Em termos de canetas técnicas, eu uso as Koh-I-Noor normais "diz o desenhista John Cassaday

Elas vêm nas mais variadas espessuras , por isso, o mais indicado é comprar um conjunto.



Essas são as Staedtler's Nankim respectivamente de cima para baixo 0.1, 0.3, 0,7 e 0,5


E suas respectivas espessuras

Bicos-de Pena
Canetas técnicas tem certos incovenientes: alguns artistas as consideram temperamentais e chatas de se limpar, além de produzirem linhas precisas demais e dificultarem com espessura precisas e dificultarem a variação de peso do traço. Se você quer uma linha de espessura variada ( como a maioria dos artistas de quadrinhos), é melhor usar o bico-de-pena. Existe uma grande variedade de tamanhos e modelos para ajudá-lo a obter o efeito desejado. Só tenha em mente que o reservatório de tinta é limitado à própria pena e, por isso, acaba muito rápido. A pena tem que ser molhada diversas vezes e só deve ser usada para linhas relativamente curtas ( ou movimentos curtos e rápidos, como hachuras).




Nanquim
Os profissionais costumam usar nanquim preto e a marca depende da preferência pessoal.
Você vai descobrir que certos tipos de arte funcionam melhor com determinados tipos de materiais. "Experimente várias marcas para saber qual é mais adequada ao seu trabalho" diz o arte-finalista Tom Nguyen. "Nem sempre dois vidros do mesmo nanquim são iguais". Felizmente, há uma boa variedade de marcas para você escolher.

Algumas dicas :Pinceis funcionam melhor com nanquim mais consistente , como é o caso do Kooh-I-Noor.Você pode misturá-lo com um mais ralo, até achar a textura ideal. Se for usar bico- de-pena , o mais indicado é o nanquim ralo, que flua com mais facilidade no papel. Canetas técnicas podem ser mais difíceis de limpar, portanto é melhor usar o tipo de tinta feito especialmente para elas.
É claro que você vai cometer erros nos processos de arte-final, por isso, em seu arsenal não pode faltar Guache branco. Ele ajuda a tornar o preto acinzentado (além de ser usado para efeitos especiais) e é bem mais efetivo e confiáveis que os conhecidos "corretivos".





Bom por hoje é isso^^
Espero que tenha ajudado
Beijos uma ótima semana
Di



Fonte-Livro:
Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais
Introdução Joe Quesada
Editora Panini Comics
Vol. I

About Di

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

6 comentários:

  1. Nossa! Que f#! :D

    Incrível! ^^ Uia quantos tipos. Parabéns pela pesquisa

    ResponderExcluir
  2. Nó, eu uso a Staedtler's 1.0 (é a única que tem aqui na cidade). E, a não ser que tenham me enganado e eu não descoberto isso até hoje, ela não é recarregável não. :/

    ResponderExcluir
  3. Bom Eu li isso no livro e achei interessante postar =)

    ResponderExcluir
  4. Fiz um curso de caligrafia artística há algum tempo, e a professora disse que era necessário queimar a ponta de bico antes de usa-lá. Vc sabe pq?

    ResponderExcluir
  5. Quando era garoto eu também aprendi no curso de desenho que se deve queimar o bico de pena bem de leve antes do primeiro uso. Gostaria de saber porque também!?

    ResponderExcluir
  6. Diana, segundo os especialistas, o objetivo de se queimar a pena, especialmente na primeira vez em que se vai utilizá-la, é para retirar o verniz ou óleo aplicados quando no momento da sua fabricação. Isso faz com que a pena deslize melhor no papel, sem causar aquela sensação de que está arranhando o papel. No entanto, isso depende do usuário, já que existem pessoas que não gostam dessa técnica, porque acreditarem que a mesma pode diminuir o tempo de vida útil do bico de pena.

    ResponderExcluir

O que você achou? ^-^

Copyright © Desenho, logo existo

Designed by