Canetas & Bicos-de-pena

Uma opção para arte-final são as canetas e bicos-de-pena, que quando usados corretamente são excepcionais. Assim como acontece com os pinceis, você precisa escolher a ferramenta mais adequada para o trabalho a ser feito.

Marcadores -
As canetas com ponta de feltro oferecem um seguro fluxo de tinta, geralmente não são caras e são descartáveis. O problema é que a tinta delas tende a desbotar com o tempo.

As pontas grossas.São indicadas para áreas grandes de preto...





...enquanto as finas.São mais indicadas para traços preciso e delicados.





Canetas técnicas
Diferente dos marcadores, as canetas técnicas conservam a arte em nanquim por anos. Essas canetas usam a própria tinta nanquim, são recarregáveis e produzem traços consistentes com espessura precisa ( linha uniforme). Além disso, a carga de nanquim delas é bem grande , o que permite seu uso por muito mais tempo.
Em termos de canetas técnicas, eu uso as Koh-I-Noor normais "diz o desenhista John Cassaday

Elas vêm nas mais variadas espessuras , por isso, o mais indicado é comprar um conjunto.



Essas são as Staedtler's Nankim respectivamente de cima para baixo 0.1, 0.3, 0,7 e 0,5


E suas respectivas espessuras

Bicos-de Pena
Canetas técnicas tem certos incovenientes: alguns artistas as consideram temperamentais e chatas de se limpar, além de produzirem linhas precisas demais e dificultarem com espessura precisas e dificultarem a variação de peso do traço. Se você quer uma linha de espessura variada ( como a maioria dos artistas de quadrinhos), é melhor usar o bico-de-pena. Existe uma grande variedade de tamanhos e modelos para ajudá-lo a obter o efeito desejado. Só tenha em mente que o reservatório de tinta é limitado à própria pena e, por isso, acaba muito rápido. A pena tem que ser molhada diversas vezes e só deve ser usada para linhas relativamente curtas ( ou movimentos curtos e rápidos, como hachuras).




Nanquim
Os profissionais costumam usar nanquim preto e a marca depende da preferência pessoal.
Você vai descobrir que certos tipos de arte funcionam melhor com determinados tipos de materiais. "Experimente várias marcas para saber qual é mais adequada ao seu trabalho" diz o arte-finalista Tom Nguyen. "Nem sempre dois vidros do mesmo nanquim são iguais". Felizmente, há uma boa variedade de marcas para você escolher.

Algumas dicas :Pinceis funcionam melhor com nanquim mais consistente , como é o caso do Kooh-I-Noor.Você pode misturá-lo com um mais ralo, até achar a textura ideal. Se for usar bico- de-pena , o mais indicado é o nanquim ralo, que flua com mais facilidade no papel. Canetas técnicas podem ser mais difíceis de limpar, portanto é melhor usar o tipo de tinta feito especialmente para elas.
É claro que você vai cometer erros nos processos de arte-final, por isso, em seu arsenal não pode faltar Guache branco. Ele ajuda a tornar o preto acinzentado (além de ser usado para efeitos especiais) e é bem mais efetivo e confiáveis que os conhecidos "corretivos".





Bom por hoje é isso^^
Espero que tenha ajudado
Beijos uma ótima semana
Di



Fonte-Livro:
Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais
Introdução Joe Quesada
Editora Panini Comics
Vol. I

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Fernando Batista disse...

Nossa! Que f#! :D

Incrível! ^^ Uia quantos tipos. Parabéns pela pesquisa

luk@ disse...

Nó, eu uso a Staedtler's 1.0 (é a única que tem aqui na cidade). E, a não ser que tenham me enganado e eu não descoberto isso até hoje, ela não é recarregável não. :/

Diana Rocha disse...

Bom Eu li isso no livro e achei interessante postar =)

Marcia disse...

Fiz um curso de caligrafia artística há algum tempo, e a professora disse que era necessário queimar a ponta de bico antes de usa-lá. Vc sabe pq?

Anônimo disse...

Quando era garoto eu também aprendi no curso de desenho que se deve queimar o bico de pena bem de leve antes do primeiro uso. Gostaria de saber porque também!?

Postar um comentário

O que você achou? ^-^