Pular para o conteúdo principal

Canetas & Bicos-de-pena

Uma opção para arte-final são as canetas e bicos-de-pena, que quando usados corretamente são excepcionais. Assim como acontece com os pinceis, você precisa escolher a ferramenta mais adequada para o trabalho a ser feito.

Marcadores -
As canetas com ponta de feltro oferecem um seguro fluxo de tinta, geralmente não são caras e são descartáveis. O problema é que a tinta delas tende a desbotar com o tempo.

As pontas grossas.São indicadas para áreas grandes de preto...





...enquanto as finas.São mais indicadas para traços preciso e delicados.





Canetas técnicas
Diferente dos marcadores, as canetas técnicas conservam a arte em nanquim por anos. Essas canetas usam a própria tinta nanquim, são recarregáveis e produzem traços consistentes com espessura precisa ( linha uniforme). Além disso, a carga de nanquim delas é bem grande , o que permite seu uso por muito mais tempo.
Em termos de canetas técnicas, eu uso as Koh-I-Noor normais "diz o desenhista John Cassaday

Elas vêm nas mais variadas espessuras , por isso, o mais indicado é comprar um conjunto.



Essas são as Staedtler's Nankim respectivamente de cima para baixo 0.1, 0.3, 0,7 e 0,5


E suas respectivas espessuras

Bicos-de Pena
Canetas técnicas tem certos incovenientes: alguns artistas as consideram temperamentais e chatas de se limpar, além de produzirem linhas precisas demais e dificultarem com espessura precisas e dificultarem a variação de peso do traço. Se você quer uma linha de espessura variada ( como a maioria dos artistas de quadrinhos), é melhor usar o bico-de-pena. Existe uma grande variedade de tamanhos e modelos para ajudá-lo a obter o efeito desejado. Só tenha em mente que o reservatório de tinta é limitado à própria pena e, por isso, acaba muito rápido. A pena tem que ser molhada diversas vezes e só deve ser usada para linhas relativamente curtas ( ou movimentos curtos e rápidos, como hachuras).




Nanquim
Os profissionais costumam usar nanquim preto e a marca depende da preferência pessoal.
Você vai descobrir que certos tipos de arte funcionam melhor com determinados tipos de materiais. "Experimente várias marcas para saber qual é mais adequada ao seu trabalho" diz o arte-finalista Tom Nguyen. "Nem sempre dois vidros do mesmo nanquim são iguais". Felizmente, há uma boa variedade de marcas para você escolher.

Algumas dicas :Pinceis funcionam melhor com nanquim mais consistente , como é o caso do Kooh-I-Noor.Você pode misturá-lo com um mais ralo, até achar a textura ideal. Se for usar bico- de-pena , o mais indicado é o nanquim ralo, que flua com mais facilidade no papel. Canetas técnicas podem ser mais difíceis de limpar, portanto é melhor usar o tipo de tinta feito especialmente para elas.
É claro que você vai cometer erros nos processos de arte-final, por isso, em seu arsenal não pode faltar Guache branco. Ele ajuda a tornar o preto acinzentado (além de ser usado para efeitos especiais) e é bem mais efetivo e confiáveis que os conhecidos "corretivos".





Bom por hoje é isso^^
Espero que tenha ajudado
Beijos uma ótima semana
Di



Fonte-Livro:
Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais
Introdução Joe Quesada
Editora Panini Comics
Vol. I

Comentários

  1. Nossa! Que f#! :D

    Incrível! ^^ Uia quantos tipos. Parabéns pela pesquisa

    ResponderExcluir
  2. Nó, eu uso a Staedtler's 1.0 (é a única que tem aqui na cidade). E, a não ser que tenham me enganado e eu não descoberto isso até hoje, ela não é recarregável não. :/

    ResponderExcluir
  3. Bom Eu li isso no livro e achei interessante postar =)

    ResponderExcluir
  4. Fiz um curso de caligrafia artística há algum tempo, e a professora disse que era necessário queimar a ponta de bico antes de usa-lá. Vc sabe pq?

    ResponderExcluir
  5. Quando era garoto eu também aprendi no curso de desenho que se deve queimar o bico de pena bem de leve antes do primeiro uso. Gostaria de saber porque também!?

    ResponderExcluir
  6. Diana, segundo os especialistas, o objetivo de se queimar a pena, especialmente na primeira vez em que se vai utilizá-la, é para retirar o verniz ou óleo aplicados quando no momento da sua fabricação. Isso faz com que a pena deslize melhor no papel, sem causar aquela sensação de que está arranhando o papel. No entanto, isso depende do usuário, já que existem pessoas que não gostam dessa técnica, porque acreditarem que a mesma pode diminuir o tempo de vida útil do bico de pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou? ^-^

Postagens mais visitadas deste blog

Significado dos Rabiscos Involuntários

Boa Noite Galerinha *-*, animados pra muito chocolate ? srrss Há muito tempo atrás, eu navegava muito pela net pesquisando testes, perdia horas fazendo-os, até que uma vez, encontrei um teste, mas sobre desenho, sim, aqueles que vc faz involuntariamente,e que podem demonstrar mesmo que sem querer, uns traços de sua personalidade. Enfim, guardei-o com carinho e hoje, fuçando as coisas do pc, achei exemplo de alguns, qual será que vc se identifica enh ? :3 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma". Espiral para cima - vontade de crescimento - alto astral Para baixo - falta de animo- baixo astral

Tipos de Papéis *-*

Oi pessoal, dessa vez passando para falar sobre nosso amigo mais intimo, mais presente companheiro, nas horas de desenhar, o Papel, como sabemos existe vários deles e p ara o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Vamos começar ? Tamanho A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm. A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado.

Os 10 mais surpreendentes artistas de Grafite 3D do Mundo

Um material interessante que achei na internet, com trabalhos incríveis!!! Apreciem *-* "3D graffiti, pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida. Kurt Wenner tem a capacidade de transformar classicismo renascentista em arte urbana 3D. Kurt destina-se a “reinventar uma nova era para o classicismo”, trazendo o seu talento para as ruas. Kurt teve seu trabalho caracterizado, em uma longa lista de artigos, recursos de televisão, anúncios e documentários.